Depois de um comentário da Tati aqui no blog ("oi J! =) a carinha do blog ficou ótima! só falta ver a TUA carinha por aqui... cadê, cadê, cadêÊ!!!?! bjo") resolvi pensar e entender o que seria a minha cara aqui no blog, pensei, pensei e NÃO cheguei a uma conclusão, porém acredito que tenha tido uma ideia MINHA, pode não ter a minha cara, mas tem cara de DESIGN, o que pode ou não ter a minha cara ( : / ). O fato é que eu fiz o Layout, agora falta aplicar no blogspot, o que é MEGA difícil, infelizmente, mas eu não desisto, não desisti da primeira vez e não vou desistir agora! Então aí vai:
Desculpem-me o atraso, mas aqui estou e vamos direto ao ponto.
FOTO - SEGUNDO RODIZIO!
Confesso que desde o início sabia que foto poderia ser o meu lugar, e nas primeiras aulas achei que saíria fotografando "horrores" e simplesmente só era clicar e pronto, a foto perfeita estaria lá, mas NÃO, isso mesmo, NÃO é bem assim. Além de aprender a técnica, ou seja, controlar o diafragma, iso, obturador e foco ao mesmo tempo, também aprendi muito sobre instante decisivo e a intenção da foto. Conhecemos o trabalho de Gustavo Lacerda, que fotografou "Albinos" e Ganhou o Prêmio Porto Seguro de Fotografia. (FOTO)
Também foram vistos as Fotos de Sebastião Salgado (Miséria e Natureza), dentre outros.
PROJETO 1
Fomos propostos a fazer um projeto que envolvesse FOTO e com o Tema IDENTIDADE, os integrantes do Grupo foram: Ariadne Motta, Victor Freire, Julliana Araújo, Thamirys Figueredo e João Barreto. Título Inicial: Metrô IDay - "O Submundo Também é real". Proposta Inicial: Fazer fotos em um local comum a todos os integrantes, o metrô, e lá cada um com seu look, vestir um pessoas mostrando a nossa realidade e identidade nas roupas. Problema: Não conseguimos autorização do metrô para fazer as fotos lá. Solução: Resolvemos fazer a mesmo porem as fotos foram realizadas no teatro e com apenas uma pessoa, uma "andrógeno", que se vestisse de homem e mulher, ninguém melhor do que o Cássio para ser nosso modelo. :D
PROJETO 2
Mais um projeto com o tema IDENTIDADE, escolhemos fotografar o que mais marcava nos alunos da KABUM e fazer um Mosaico, confira...
MOMENTO CULTURAL:
Logo nos primeiros dias, resolvemos que toda aula alguém levaria um artista/fotografo e nos apresentaria junto com suas obras, eu, por fim, na minha vez apresentei um Flickr de uma mulher, que não sei o nome, nem de onde é mas suas fotos, ao meu ver, são muito boas, e a composição cor e elemento me chamou muito a atenção. (http://www.flickr.com/photos/simplystardust)
Considerações finais: Valeu muito, muito mesmo. Adorei aprender com a Eliane, Nota 10, por tudo que aprendi e por tudo que ainda vou aprender em Foto. :D
Enfim vim falar da única palestra que assisti na Kabum, ou melhor, a única depois do horário, pois o trabalho me chama e não é sempre que posso faltar o trabalho e nem mesmo ter tempo "sobrando" no trabalho pra postar aqui, então, mãos à obra.
Antes de começar a falar da palestra vou comentar da Pré-Palestra que a Tati deu em aula, digo "pré-palestra" porque a Tati falou dos trabalhos de Vik Muniz e Leandro Erlich para que nós não fossemos pra palestra sem ao menos saber quem eram os incríveis palestrantes.
Quem quiser saber sobre esses artístas por favor que jogue no GOOGLE, pois a palestra foi para a turma de alunos da Oi Kabum e creio que todos tiveram a aula da Tati. :D
Considerações finais: De onde vim? Pra onde vou? O que estou fazendo aqui? Foram as principais frases ditas por Vik Muniz a serem consideradas por mim, simplesmente foi fantástica noção de atitude que os dois demostraram, vou aproveitar na minha carreira profissional sem dúvidas!
Desculpem-me o atraso em postar no Blog, prometo que vou tentar fazer com mais frequência.
Então... o que estou esperando? GO POST NOW!
Oficina da Palavra
Começamos o rodízio falando de Henri Cartier-Bresson, que aplicava o conceito de "cabeça, olho e coração no mesmo momento" para o instante a ser clicado. Pra Cartier-Bresson a fotografia tem o poder de parar o tempo, e com a intenção proposta pela composição fotográfica pode também mostrar movimento.
Logo após essa seção cultural, fizemos uma atividade, tivemos que escolher uma foto, no site www.guardiam.co.uk e descrevê-las usando apenas palavras (como passar a intenção de uma foto em palavras). Escolhemos (Eu, Ariadne, Julliana e Victor) a foto http://www.guardian.co.uk/world/picture/2011/apr/12/1onde não me lembro muito bem o que foi descrito, mas lembro que não conseguimos passar exatamente o que acontecia.
Em uma outra aula, um texto do Péricles Peri teve seus parágrafos desordenados e tivemos que organizá-los como deveria corretamente ser. Me lembro de trechos que falavam de jornal, e peixe vivo na janela, embaralhados eram uma "viagem", mas que depois de lido o original foi enfim bem interpretado.
Ps.: Lorenzo, já coloquei meu Twitter aqui! :D
Design Sonoro Ainda em faze de conhecimento do "PRO TOOLS" ficamos boa parte das aulas em exercícios de ritmo e até consegui criar uns sons legais, mas nada bom o suficiente pra ser postado aqui no Blog.
Historia da Arte e Tecnologia
Tati, me desculpe, eu até me lembro de muito das coisas que vimos em aula como o Artista que Fotografava os detalhes de uma pessoa e depois juntava formando uma foto completa, com cálculos e de uma forma muito inteligente, só não me lembro o nome dele, desculpe! Tivemos uma Aula sobre idade média , e o resto não me lembro, mas assim que passar uma mísera lembrança que seja na minha cabeça vou anotar pra não esquecer e voltarei para postar aqui.
Web
Bom, pelo que perceberam eu mudei a cara desse blog (ainda não ficou bem o que eu quero mas em breve virei com muito mais, com meu template próprio e tudo, mas não é disso que vim falar ...) . Em busca de uma identidade visual pra esse blog e para o meu "Nome" fiz diversos testes e diversas horas foram precisas para enfim chegar a alguma coisa relativamente e minimamente boa. Fruto de muitas das dicas dadas pelo Bernardo. Obrigado Bê.
Enfim, vou falar de Fotografia, mas será preciso muito mais do que um post só... fica pra o próximo post, mas será mais fácil pois anotei várias coisas que aconteceram em Foto. Até!
Confesso que estava meio arisco quanto a aceitação de Design Sonoro no processo de Aprendizado do Oi Kabum, mas o Protásio está me fazendo ter uma visão totalmente profissional do uso do "Som" em todas as áreas. Gostei de aprender como fazer as camadas e como colocar os sons em suas devidas pulsações e em como isso pode nos ajudar na área profissional. Produtivamente estou bem interessado, acho que estou conseguindo me sair bem, e até produzi algumas coisas que futuramente colocarei aqui. ;)
Hoje foi o primeiro dia da segunda faze do Rodízio, então resolvi postar algumas coisas que rezumem o que foi essa incrível experiência que foi Motion ( Computação gráfica ). Muitos conceitos de arte em relação a motion foram dados, e alguns foram marcantes, como o comercial da Olympus, que mostrou como é importante a idealização e a conceituação de tudo que está envolvido( programar e pensar ).
Vimos Michel Gondry, que além de mostrar a importância do áudio em CG (e vídeo) também expressou o quando é importante e interessante o sincronismo dos mesmos. Gondry também produziu vários video clipes que expressam esse conceito.
Ainda relacionado ao áudio, nas aulas de Design Sonoro, fomos apresentados ( eu já conhecia, mas não com uma visão(audição) profissional. Wall-E foi um ótimo exemplo do que o Design Sonoro faz e suas aplicações... incrivelmente instigante!
Em Arte Digital, produzimos algumas idéias, mas o que marcou foi a Oficina de Arte com frutas, que tinha o objetivo de nos fazer criar uma releitura de alguma obra de arte a partir de frutas. Meu grupo fez uma releitura de uma caricatura da cantora Emy Whinehouse, onde esqueci o nome do autor da obra. Aqui vai o resultado.
Ainda em Arte digital, vimos o "Mapping" apresentado pelo Bê. Muito GENIAL, oq ue nos instugou a ter algumas idéias e pequenos projetos que apresentarei aqui mais tarde se necessário.
Ainda há dois vídeos importantes de lembrar:
Não posso esquecer, das aulas de Oficina da Palavra, onde absorvi muita coisa, tanto em relação a organização quanto cronologia. Lorenzo é 10 ! rs
Após esse imenso resumo e essa incrível experiência com o Stânio Soares fico com algumas imensas dúvidas: Será que não vou gostar tanto das demais oficinas quanto gostei de CG? Design vai me encantar mais do que CG? e Fotografia? Será que vídeo me surpreenderá? ... Só o tempo as responderão!
Por enquanto é isso, até a próxima õ/
Um mega beijo pra Ariadne e um grande abraço para o Pedro, obrigado por terem me ajudado nessa caminhada excepcional!
Após uma aula com o Stanio aprendi alguns truques de ilustração, pouco mas porém o suficiente pra eu conseguir aplicar em algo que pode me render algum trocado, pra ajudar na compra de uma nova câmera.
Até agora só produzi 2 camisas, dos personagens do famoso jogo Angry Birds, e as demais apenas ilustrei, mas aceito encomendas.
Camisas Diveridas e inovadoras para você ARRASAR no estilo. Aproveite.
Modelos Disponíveis : T-Shirt ( breve mais modelos ); Preço: R$ 40,00 (ou R$35,00 duas peças ou mais); Cores: Consulte a disponibilidade.
Personalizáveis : Além dos modelos propostos você pode sugerir um desenho.
Após três semanas de curso, começarei a atualizar meu blog com o dia a dia das aulas na Oi Kabum, alguns trabalhos, projetos, relatos, histórias e muito de tudo que vou viver nessa explosão de conhecimento. Espero poder mostrar aqui meu desenvolvimento, não só como profissional mas como membro desta sociedade.
Vou começar com um vídeo que mostra o quanto é importante o "pensar" (no sentido de planejar) um projeto antes de aplicá-lo.